Selecionados Bolsa de Estudos

  • Adilson Barros
  • David Angelo
  • Gustavo Oliveira
  • Junio Henrique
  • Mássio Oliveira
  • Matisael Lima

 

*Os demais serão convidados pelo Seminaluz

Bolsa de Estudos 

Regulamento (Atualização 05/10/2022)

 

Capítulo 1 – Do Objetivo

O Seminaluz 13ª Edição – Mostras Culturais, realizado pelo Hibridus  Dança e Seminaluz, com o apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – MG e o patrocínio da Usiminas, têm como objetivo contribuir para formação de artistas e técnicos na iluminação cênica através da concessão de 12(doze) Bolsas de Estudos no período de 3 (três) meses, através da ajuda de custos para pesquisa, desenvolvimento e execução de um projeto de iluminação de acordo com as seguintes regras:

1.2 – Os bolsistas deverão estar à disposição do projeto Seminaluz durante o processo e cumprir carga horária presencial definido 8 horas semanais a ser definido em conjunto com o Seminaluz. 

1.3 – Os bolsistas deverão participar presencialmente das Mostras Culturais e Atividades da programação relacionadas ás suas propostas.

1.3 – A proposta deverá seguir as seguintes orientações do Seminaluz:

1.3.1 – O Bolsista deverá escolher um dos seguintes locais a ser iluminado: (a) Fachada do Centro Cultural Usiminas; (b) Centro Cultural Ipatinga (c) Centro de Memória Usiminas (d) Mostra Cultural Seminaluz; A lista de equipamentos e informações técnicas estão no anexo I a este edital.

1.3.2 – O Orientador será um profissional designado pelo Seminaluz, se o bolsista optar por outro profissional, todos os custos deste profissional ficarão por conta do Bolsista.

1.3.3 – As propostas são específicas para iluminação natalina, iluminação cênica para música, teatro e dança.

1.3.4 – A proposta deverá conter apenas proposta conceitual ou estética, neste momento não precisa ser enviado planta, mapa de luz ou outros documentos técnicos da proposta. Que tipo de iluminação pretende fazer, como irá desenvolver a proposta, etc.

 

Capítulo 2 – Dos Participantes.

 2.1 – Poderá se inscrever a pessoa física residente nas cidades que compõem o Vale do Aço em Minas Gerais, responsável pela elaboração e execução de proposta de projeto em conjunto com o projeto Seminaluz, desde que atenda aos seguintes requisitos:

2.2 – Ser Brasileiro nato ou naturalizado.

2.3 – Ser maior de 18 anos de idade

2.4 – Os membros da comissão organizadora não poderão se inscrever neste edital.

2.4 – Ser profissional das artes e técnicas indicadas, com mais de 1 ano de experiência.

 

Capítulo 3 – Das Inscrições

3.1 – As inscrições são gratuitas e estarão abertas do dia 01 de outubro até 10 de outubro, podendo ser prorrogadas por mais 10 (dez) dias por decisão da Comissão Organizadora.

3.2 – A ficha de inscrição juntamente com toda documentação obrigatória deverá ser enviada através de formulário online no link: https://www.seminaluz.com.br/inscricao-13o-edicao/

 

3.3 – Serão consideradas válidas as inscrições enviadas até a data de encerramento prevista no item 3.1

3.4 – Não serão aceitas inscrições realizadas por fax ou correios.

3.5 – O ato de inscrição no processo seletivo implica a aceitação pelo candidato de todas as condições deste regulamento.

3.6 – Ao se inscrever o candidato autoriza a comissão organizadora a reproduzir, total ou parcialmente, o material enviado (imagens e textos) para utilização na divulgação do projeto.

3.7 – É de responsabilidade única, exclusiva e irrestrita do candidato inscrito a veracidade das informações por ele prestadas no ato da inscrição e a observância e regularização de toda e qualquer questão concernente a Lei de Direitos Autorais (Lei Federal nº 6.910/98) que se refere à documentação encaminhada.

 

Capítulo 4 – Da documentação obrigatória

4.1 – O interessado a concorrer a ajuda de custos deverá encaminhar no ato de inscrição as informações e os documentos abaixo indicados escaneados e anexados na ficha de inscrição online:

– Cópia da carteira de identidade;

– Cópia do CPF, cadastro de pessoa física;

– Comprovante de endereço;

– Curriculum Vitae do candidato.

– Portfólio com documentação fotográfica, folders, mapas e roteiros de operação de espetáculos já realizados, apresentando no mínimo 02 e máximo 10 documentos.

 

Capítulo 5 – Da Comissão de Seleção 

5.1 – A comissão de seleção será formada por três membros indicados pelo projeto Seminaluz e terá as seguintes atribuições: examinar e avaliar os portfólios enviados e realizar a seleção entre os candidatos, a saber:

5.2 – Experiência do iluminador x trabalhos desenvolvidos.

5.3 – A proposta que apresentar melhor consistência artística.

5.4 – Material enviado que comprove sua experiência.

5.5 – Outros critérios adotados, bem como a justificativa para a escolha dos bolsistas selecionados serão objeto de reunião da comissão de seleção, tendo sua fundamentação informada no site www.seminaluz.com.br

 5.6 – Os selecionados serão formalmente comunicados pelo Seminaluz.

5.7 – O resultado da seleção constará no site do Seminaluz e em meios de comunicação até o dia  13 de outubro de 2021.

5.8 – Caso o edital não tenha adesão aos números de bolsas previsto o Seminaluz poderá convidar profissionais de notório saber para ocuparem as vagas remanescentes

 

 6 – Do Acompanhamento e Execução

 6.1 – O projeto Seminaluz designará um profissional de iluminação Cênica de notório saber, para acompanhar o desenvolvimento do projeto, certificando que todas as etapas estão sendo cumpridas.

Capítulo 7 – Da Concessão da Ajuda de Custos ao Iluminador

 7.1 – A título de ajuda de custo para desenvolvimento e realização dos projetos, cada bolsista selecionado receberá, o valor fixo e irreajustável de R$ 6.000,00 (Seis mil reais), sendo em 03 (três) parcelas de R$ 2.000,00 (Dois Mil Reais) cada. 

7.2 – O pagamento do prêmio será efetuado pelo Seminaluz, contra nota fiscal ou nota fiscal avulsa em até dois dias após recebimento de cada nota fiscal.

7.3 – Cada bolsista deverá emitir um relatório de suas atividades desenvolvidas até 5 dias antes de cada pagamento.

7.4 – O Seminaluz não arcará com despesas de hospedagem, alimentação, transporte entre outros gastos dos iluminadores, não previstos neste edital.

8 – Das Disposições Finais 

8.1 – As decisões da comissão são soberanas e irrecorríveis.

8.2 – A assinatura deste edital implica em aceitação e submissão de todos os termos aqui citados.

ANEXO I

Materiais para proposta de Iluminação cênica dos espaços:

  1. Fachada do Centro Cultural Usiminas; (b) Centro Cultural Ipatinga (c) Centro de Memória Usiminas

 

Lista:

  • Cordão Luminoso 100 lâmpadas morno 220 volts
  • Mangueira Led Luminosa 30l 12mm 100m 220 volts
  • Pisca Led tipo 8 bastão Snowfall branco  220 volts
  • Estrobo oval branco fio branco 220v

Estrutura Concedida para iluminação da Mostra Cultural: Serão realizados, uma cantata de natal, um show de música popular e espetáculos de teatro e dança a serem definidos.

Serão disponibilizados os seguintes equipamentos de iluminação:

  • 01 Mesa de iluminação MA onPC command wing 6 universos;
  • 24 Par leds RGBW 3 Watts x 220 volts;
  • 24 refletores par 64 1000 watts x 220 volts;
  • 06 Refletores elipsoidais 36 graus 750 watts x 220 volts;
  • 8 refletores mini brut leds 360 watts x 220 volts
  • 12 Moving Head Beam 200
  • 01 máquina de fumaça Fazer

 

Currículo profissional
Projetos desenvolvidos

Conheça também

PLATAFORMA PRO BASTIDORES

Um mecanismo criado por profissionais dos bastidores, com o objetivo de contribuir para formação, assessoria e profissionalização a todos que trabalham no setor cultural / eventos deMinas Gerais.